Responsabilidade Corporativa

O BI&P percebe a sustentabilidade como um posicionamento alinhado aos seus princípios e diretrizes - como a ética, a transparência, a responsabilidade e o respeito nos negócios e relacionamentos com todos os seus parceiros – e intrínseco à sua estratégia de negócio.

A Companhia acredita que práticas sustentáveis em sua gestão econômica, social e ambiental, além da governança corporativa, minimizam sua exposição aos riscos, maximizam sua eficiência e agregam valor às suas atividades, contribuindo para sua perenidade.

Negócios

A Política de Responsabilidade Socioambiental do BI&P prioriza o compromisso com a ética nos negócios e com o desenvolvimento sustentável, além de incentivar fornecedores, parceiros e clientes a adotar posturas responsáveis, que promovam o crescimento social, o resgate da cidadania e o respeito ao meio ambiente.

O Indusval & Partners entende que tem sua responsabilidade frente à sociedade e ao meio ambiente, por ser uma instituição financeira provedora de crédito. Dessa forma, em concordância com os parâmetros internacionais estabelecidos para a questão socioambiental e através de parcerias com organizações internacionais como International Finance Corporation (IFC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), seguimos critérios rigorosos para a concessão de crédito. Entre tais critérios podemos mencionar a não concessão de crédito a instituições que ofereçam riscos ou danos ambientais, que utilizem trabalho infantil e/ou escravo ou que realizem ou contribuam para o tráfico de substâncias ilícitas e armas. 

Para isso, nossa área de Crédito trabalha com ferramentas de verificação e de análise socioambiental das empresas para que possamos consolidar informações relevantes para a análise e decisão de concessão do crédito.

Público Interno

Para que seus funcionários estejam sempre motivados e busquem crescer profissionalmente, as empresas Indusval & Partners investem na capacitação e no treinamento de sua equipe, e dispõe de uma política de salários e benefícios justa, compatível com a função exercida e alinhada com o mercado. O Banco também oferece diversos benefícios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e dependentes, além de reter e atrair talentos para a Instituição.

O Banco entende como parte de sua missão adotar ações de inclusão e propiciar chances a jovens que queiram se inserir no mercado de trabalho. Para isso, consolidou programas já implantados como Aprendizes, Estagiários, Trainees e Capacitação Profissional de Portadores de Deficiência.

Paralelamente, o BI&P incentiva a conscientização acerca da importância de medidas de restrição do consumo e redução do desperdício, com o intuito de colaborar para a diminuição do impacto da sociedade no meio ambiente e estimula o envolvimento espontâneo de seus profissionais em projetos sociais.

Comunidades

Acreditamos que contribuir para o desenvolvimento social, além de promover maior inclusão cidadã e econômica de diferentes grupos, é também um importante pilar para garantir a sustentabilidade de nossos negócios.

Foi pensando assim que os projetos desenvolvidos e patrocinados pelo Indusval & Partners beneficiaram diretamente mais de 57.000 crianças, jovens, adultos e educadores, e indiretamente mais de 240.000 entre familiares e comunidade. O Banco patrocina projetos nas áreas de educação, esporte, cultura, desenvolvimento comunitário, meio ambiente e geração de renda, através de parcerias estratégicas com organizações sociais, redes empresariais e agências internacionais de fomento a projetos.

Nosso objetivo é promover o desenvolvimento de base nas comunidades em que trabalhamos, a fim de formar cidadãos com pensamento crítico e com mecanismos para promover o próprio desenvolvimento social e de sua comunidade.

Criado em janeiro de 2008, o Instituto Indusval de Sustentabilidade tem o objetivo de potencializar as ações sociais e ambientais do Banco, através do desenvolvimento de projetos e programas, e promover alianças estratégicas para a disseminação do desenvolvimento de base.

Desde sua concepção, o Instituto teve o desenvolvimento de base como fio condutor e sua principal ferramenta para a criação de programas e atividades em prol do desenvolvimento social, econômico e humano.

Organizações sociais apoiadas: